O que é necessário para um Empreendedor de Sucesso.

Capital
Uma idéia
Atitudes
Relacionamento


NEWSLETTER



 
  • ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
  • ba
  • Idepro
  • ba
  • CENAR
  • ba
  • Interamplitude
  • ba

A educação do querer

Prático, criativo e eficiente, o livro A educação do querer, da consultora de comunicação Renata Di Nizo, desperta a habilidade de executar as mudanças que desejamos. Partindo da importância do autoconhecimento, a autora convida o leitor a delinear um caminho para conquistar a vida que deseja.

 

Diz o ditado popular que “querer é poder”. Então por que é tão difícil se livrar de hábitos que prejudicam o bem-estar e até mesmo a saúde? A resposta é simples: querer apenas não basta. É preciso educar a vontade. O livro A educação do querer – Ferramentas para o autoconhecimento e a auto-expressão (Editora Ágora, 152 pp., R$ 28,90) trata desse tema. A autora Renata Di Nizo – consultora de comunicação há mais de vinte anos e fundadora da Casa da Comunicação, que presta serviços para grandes empresas – mostra que é possível construir um sistema pessoal de aprendizagem usando ferramentas do dia-a-dia. Sem milagres e fórmulas mágicas, ela propõe uma postura criativa, na vida pessoal e profissional, para lidar com a falta de vontade, evitar a dispersão e educar o querer.

 

O ponto de partida envolve a lapidação dos canais do autoconhecimento. Ou seja, um mergulho dentro de si mesmo. Ao longo do livro, o leitor é instigado a se questionar para descobrir o que sente e o que quer da vida. É estimulado a resgatar a autonomia, aplicando, com consciência, recursos já conhecidos em seu cotidiano. “A proposta é rever, passo a passo, a necessária educação da atenção, da vontade e do corpo – do não-verbal. Esses são os alicerces para que a inteligência intrapessoal se desenvolva. Somente o autoconhecimento, por meio da autopercepção, permite-nos compreender e enriquecer a auto-expressão”, esclarece Renata.

 

Para educar a atenção, é necessário aprender a identificar os fatores de dispersão. Abandonar metas ou tarefas no meio do caminho, começar muitas coisas sem concluí-las, adiar responsabilidades, não ter motivação para atender a necessidades e ser evasivo são sintomas claros de dispersão, alerta a autora. Trabalhar as dificuldades de concentração, segundo ela, exige dedicação e planejamento minucioso de exercícios que favoreçam a educação da atenção.

 

Planejamento e organização, aliás, são imprescindíveis no processo de educação do querer. E, quando o desejo aflora, o passo seguinte é colocá-lo em prática. Para realizar eficientemente cada tarefa, é preciso estabelecer metas, planejar (o que fazer), organizar (como fazer), executar e saber avaliar resultados, além de saber lidar com imprevistos e tornar-se flexível. Muitas idéias sem ser colocadas em prática tornam as pessoas voláteis e sem direção. Daí a importância de também educar a vontade para ser fiel não somente aos propósitos mais profundos – aqueles que dão sentido à vida –, como também para agir segundo o querer.

 

Assumir responsabilidade pessoal por uma vida melhor, com mais qualidade, compreende também a gerência do humor. “Mais cedo ou mais tarde temos de nos confrontar com as evidências: as emoções afetam o desempenho e a capacidade de tomar decisões, tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Portanto, o primeiro passo é administrar nossas potencialidades, sobretudo o bom humor”, lembra Renata.

 

A educação do corpo é outro foco da autora. “As doenças são decorrentes de nossa negligência e sedentarismo. As justificativas para não se levar adiante uma rotina regular de exercícios costumam ser convincentes”, diz a autora. O segredo, segundo ela, está em driblar os obstáculos reais e os aparentes e vencer as resistências. “É preciso persistir até encontrar um estilo condizente com sua natureza. Há uma infinidade de opções. Mas, como tudo que se deseja alcançar, é necessário comprometer-se integralmente com sua vontade maior”.

 

Ficha Técnica

 

Editora: Agora

Páginas: 152

Preço: R$ 28,90


Faturamento

Todos os direitos reservados. Copyright 2008

Website criado por interAmplitude