O que é necessário para um Empreendedor de Sucesso.

Capital
Uma idéia
Atitudes
Relacionamento


NEWSLETTER



 
  • ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
  • ba
  • Idepro
  • ba
  • CENAR
  • ba
  • Interamplitude
  • ba

Empreendedorismo - uma visão do processo (conteúdo completo)

Empreendedorismo – uma visão do processo (Editora Thomson), de Robert A. Baron e Scott A. Shane, trata o empreendedorismo como um processo contínuo, composto por uma cadeia de eventos e atividades que ocorrem ao longo do tempo. Os autores mostram sua experiência como empreendedores – e não apenas meros espectadores - e alertam para a importância de os interessados no tema não aceitarem qualquer informação como verdadeira sem conhecer algo a respeito da origem desse assunto.

 

Além de definir o empreendedorismo como atividade e campo de estudo, os autores apresentam os fatores que alteram esse processo e sua importância em cada fase. Esses fatores são relacionados a indivíduos (ou seja, os próprios empreendedores), às suas relações com outras pessoas (sócios, clientes, investidores) e à sociedade como um todo (regulamentações governamentais e condições de mercado, por exemplo). No centro do processo empreendedor, destacam-se a intersecção entre as oportunidades geradas pelas condições sociais, tecnológicas e econômicas em mudança e as pessoas que sabem distinguir oportunidades valiosas e capazes de explorá-las de forma efetiva.

 

 A obra traz importantes aplicações que servem para ajudar os empresários e seus esforços para criar novos empreendimentos. Proporciona a estudantes uma amostra clara a seguir e fácil de compreender, além de acessível e rico em exemplos, em texto que une conceitos, teoria e pesquisa.

 

Sumário

 

Parte I - Empreendedorismo: Quem, o quê, por quê?

 

1. Empreendedorismo: um Campo – e uma atividade

2. Descobrindo oportunidades: entendendo oportunidades de empreendedorismo e análise do setor.

3. Fundamentos cognitivos do empreendedorismo: criatividade e reconhecimento de oportunidades

 

 

Parte II – Reunindo os recursos

 

4. Adquirindo informações essenciais: por que “olhar antes de saltar” é realmente um bom conselho para empreendedores

5. Reunindo a equipe: adquirindo e utilizando recursos humanos essenciais

6. Financiando novos empreendimentos

7. Redigindo um plano de negócio eficaz: elaborando um guia para o sucesso

 

Parte III – Lançando o novo empreendimento

8. O formato jurídico dos novos empreendimentos

9. O marketing em uma nova empresa

10. Estratégia: planejamento para vantagens competitivas

11. Propriedade intelectual: protegendo suas idéias

 

Parte IV – Operando a empresa: construindo um sucesso duradouro

12. Habilidades essenciais para os empreendedores: aperfeiçoando a competência social, criando confiança, administrando conflitos, exercendo influência e lidando com o estresse.

13. Construindo os recursos humanos do novo empreendimento: recrutando, motivando e retendo funcionários realizadores

 

Parte V – Colhendo as recompensas

14. Estratégias de saída para empreendedores: quando – e como – colher as recompensas

 

EMPREENDEDORISMO – UMA VISÃO DO PROCESSO

Robert A. Baron & Scott A. Shane

ISBN: 85-221-0533-2
466 págs

26 x 18 cm

R$ 85,50

 

OS AUTORES

 

Roberto A. Baron – Professor de Psicologia e doutor pela University of Iowa. Foi docente na Purdue University, na University of Minnesota, na University of Texas, University of South Carolina, na University of Washington e na Princeton University. Em 1979 foi diretor de programa na National Science Foundation. É membro da American Psychological Society. Publicou mais de cem artigos em periódicos profissionais e 30 capítulos em coletâneas. Autor e co-autor de mais de 40 livros nas áreas de administração e psicologia. Foi fundador, presidente e diretor-presidente da Innovative Environmental Products, Inc.

 

Scott A. Shane Doutor pela University of Pennsylvania, é professor de Empreendedorismo e Economia na Weatherhead School of Management da Case Western Reserv University e diretor acadêmico do Center for Regional Economic Issues. Foi docente na University of Maryland, no Massachussetts Institute of Technology e no Georgia Institute of Technology. Autor de mais de 50 artigos acadêmicos sobre empreendedorismo e gestão de inovação. É diretor departamental da Divisão de Desenvolvimento de Produtos, Empreendedorismo, Inovação e P&D da Management Science.


Faturamento

Todos os direitos reservados. Copyright 2008

Website criado por interAmplitude