Empreendedorismo – uma visão do processo (Editora Thomson), de Robert A. Baron e Scott A. Shane, trata o empreendedorismo como um processo contínuo, composto por uma cadeia de eventos e atividades que ocorrem ao longo do tempo. Os autores mostram sua experiência como empreendedores – e não apenas meros espectadores - e alertam para a importância de os interessados no tema não aceitarem qualquer informação como verdadeira sem conhecer algo a respeito da origem desse assunto.
Além de definir o empreendedorismo como atividade e campo de estudo, os autores apresentam os fatores que alteram esse processo e sua importância em cada fase. Esses fatores são relacionados a indivíduos (ou seja, os próprios empreendedores), às suas relações com outras pessoas (sócios, clientes, investidores) e à sociedade como um todo (regulamentações governamentais e condições de mercado, por exemplo). No centro do processo empreendedor, destacam-se a intersecção entre as oportunidades geradas pelas condições sociais, tecnológicas e econômicas em mudança e as pessoas que sabem distinguir oportunidades valiosas e capazes de explorá-las de forma efetiva.
A obra traz importantes aplicações que servem para ajudar os empresários e seus esforços para criar novos empreendimentos. Proporciona a estudantes uma amostra clara a seguir e fácil de compreender, além de acessível e rico em exemplos, em texto que une conceitos, teoria e pesquisa.
Sumário
Parte I - Empreendedorismo: Quem, o quê, por quê?
1. Empreendedorismo: um Campo – e uma atividade
2. Descobrindo oportunidades: entendendo oportunidades de empreendedorismo e análise do setor.
3. Fundamentos cognitivos do empreendedorismo: criatividade e reconhecimento de oportunidades
Parte II – Reunindo os recursos
4. Adquirindo informações essenciais: por que “olhar antes de saltar” é realmente um bom conselho para empreendedores
5. Reunindo a equipe: adquirindo e utilizando recursos humanos essenciais
6. Financiando novos empreendimentos
7. Redigindo um plano de negócio eficaz: elaborando um guia para o sucesso
Parte III – Lançando o novo empreendimento
8. O formato jurídico dos novos empreendimentos
9. O marketing em uma nova empresa
10. Estratégia: planejamento para vantagens competitivas
11. Propriedade intelectual: protegendo suas idéias
Parte IV – Operando a empresa: construindo um sucesso duradouro
12. Habilidades essenciais para os empreendedores: aperfeiçoando a competência social, criando confiança, administrando conflitos, exercendo influência e lidando com o estresse.
13. Construindo os recursos humanos do novo empreendimento: recrutando, motivando e retendo funcionários realizadores
Parte V – Colhendo as recompensas
14. Estratégias de saída para empreendedores: quando – e como – colher as recompensas
EMPREENDEDORISMO – UMA VISÃO DO PROCESSO
Robert A. Baron & Scott A. Shane
ISBN: 85-221-0533-2
466 págs
26 x 18 cm
R$ 85,50
OS AUTORES
Roberto A. Baron – Professor de Psicologia e doutor pela University of Iowa. Foi docente na Purdue University, na University of Minnesota, na University of Texas, University of South Carolina, na University of Washington e na Princeton University. Em 1979 foi diretor de programa na National Science Foundation. É membro da American Psychological Society. Publicou mais de cem artigos em periódicos profissionais e 30 capítulos em coletâneas. Autor e co-autor de mais de 40 livros nas áreas de administração e psicologia. Foi fundador, presidente e diretor-presidente da Innovative Environmental Products, Inc.
Scott A. Shane – Doutor pela University of Pennsylvania, é professor de Empreendedorismo e Economia na Weatherhead School of Management da Case Western Reserv University e diretor acadêmico do Center for Regional Economic Issues. Foi docente na University of Maryland, no Massachussetts Institute of Technology e no
![]() |
Todos os direitos reservados. Copyright 2008