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Como fortalecer a presença da marca nas redes sociais

Pesquisa recente da Sysomos revela que 95% dos perfis do Twitter possuem menos de 500 seguidores e, além de mostrar a dificuldade em ampliar uma comunidade, serve para destacar os resultados das ações da Top Cau Chocolates nas redes sociais. Em menos de um ano, o perfil da empresa no microblog chegou a 2,4 mil seguidores, número quase cinco vezes maior do que a média e superior inclusive à presença de outros grandes fabricantes.
Fortalecer a presença na internet faz parte de uma série de iniciativas para aumentar a visibilidade da marca no mercado. Fornecedora de ovos de Páscoa com personagens licenciados (entre eles Disney, Pica-Pau, Padrinhos Mágicos e Senninha, entre outros) para as principais redes de varejo do Brasil, a Top Cau ressentia-se de uma maior exposição de sua própria marca. “Percebemos que investir na internet era uma forma prática e rápida de conquistar os jovens, nosso maior público-alvo”, destaca a gerente de marketing da empresa, Alais Fonseca.
A iniciativa começou com a reformulação dos websites, criação dos perfis da empresa nas principais redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook) e uma campanha de Páscoa, seguida por promoções em datas comemorativas (Dia dos Namorados, Pais, Crianças, Natal). De acordo com Raphael Segati, um dos coordenadores das ações nas redes sociais e consultor de marketing digital da Magoweb, o objetivo do trabalho não foi conquistar o maior número possível de seguidores e fãs, mas procurar formas de incentivar as pessoas a interagir com a marca. “Em vez da quantidade, priorizamos o envolvimento das pessoas”, afirma. “As promoções são mais trabalhosas de fazer e engajar. Mas quem participa se torna fã da marca.”
Como resultado, a Top Cau vem aumentando o número de manifestações espontâneas sobre a marca, assim como o seu grau de influência. O exemplo mais recente foi a campanha de Natal, em que a marca obteve graduação 98,6% do site Twitter Grader, medidor de popularidade dos perfis do microblog. O envolvimento das pessoas também acaba se refletindo nos números. Em apenas 10 dias de promoção, os seguidores da Top Cau aumentaram 35%. 
Com os resultados positivos, a empresa pretende manter as ações nas redes sociais em 2011 para divulgar seus lançamentos e a sua nova marca de ovos de chocolate Top Class, que será lançada na Páscoa.


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